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Defeitos cartucho ou impressora

   O CARTUCHO TÊM TINTA MAS NÃO IMPRIME NADA OU SAI COM FALHAS

A cabeça de impressão está ressecada. Este tipo de problema ocorre em cartuchos originais, remanufaturados e compatíveis. O cartucho deve ter ficado muito tempo sem utilização ou exposto ao ar. Vire-o com a tampa para baixo e pingue uma gota d´água na parte metálica (cabeça de impressão) sem tocar com os dedos na parte do circuito elétrico para evitar a queima. Aguarde 1 minuto para absorção da água. Depois o vire novamente com a tampa para cima e pressione a cabeça de impressão em um maço de papel absorvente (pode ser papel higiênico). Caso o cartucho deixe marcar no papel, seque-o bem e coloque-o novamente na impressora para um teste. Execute um ciclo de limpeza (conforme manual do fabricante - pode variar de um modelo para o outro). Se o cartucho ainda apresentar falhas ou não estiver imprimindo tente refazer o ciclo mais uma vez.

 

   QUANTAS VEZES O CARTUCHO PODE SER REMANUFATURADO?

Isso depende muito de cartucho para cartucho. Os jato de tinta em média três vezes e os de toner cerca de quinze vezes em média. Mas esses números variam muito de modelo para modelo, mesmo sendo da mesma marca cada cartucho tem seu tempo de vida útil individual. Depende muito também do cuidado tomado com ele. Normalmente os cartuchos de toner podem ser mais vezes remanufaturados porque eles permitem a troca de quase todas as peças, já o jato de tinta, caso o circuito elétrico se danifique não haverá mais solução. Os cartuchos perdem cerca de 5% de sua capacidade na segunda ou terceira recarga. É importante que ao término de qualquer cor do cartucho o cliente já o encaminhe para remanufatura, isso evita o desgaste dos compartimentos que a tinta terminou e consequentemente em muitos casos previne sua queima. Lembre-se o fabricante do cartucho prefere que o mesmo seja sensível e queime com facilidade, assim eles acabam evitando a remanufatura e obrigando o cliente a comprar um novo, por isso torna-os cada vez mais sensíveis.

 

   O QUE ACONTECE SE EU DEIXAR MEU CARTUCHO VAZIO NA IMPRESSORA?

O circuito poderá ser danificado permanentemente. Com o aquecimento na impressora (processo normal) a tinta em seu interior forma uma microbolha e estoura no papel para que forme um nano-gotinha de tinta que por sua vez espirra no papel (por isso dá-se o nome de jato de tinta) e esse processo se repete milhares de vezes por segundo até se formar uma letra. No lugar dessa tinta que espirrou no papel deve descer mais tinta com temperatura normal dando-se o resfriamento da cabeça de impressão do cartucho. Esse processo assemelha-se a um chuveiro elétrico, onde a água passa pela resistência e se aquece, depois vem mais água e resfria a resistência para evitar sua queima, caso desligue o chuveiro o mecanismo automaticamente desliga a resistência para que não a queime. O mesmo processo acontece com o cartucho jato de tinta. Se você deixar o cartucho na impressora, mesmo vazio, ela de tempo em tempo executará um procedimento para limpar a cabeça de impressão deste cartucho tentando ejetar tinta em um recipiente interno da impressora, caso não haja mais tinta no cartucho ele se aquecerá e queimará, tornando-o permanentemente inutilizável.

 

   QUAL O PROCESSO DA REMANUFATURA?

Nossos cartuchos passam pelo seguinte processo: Avaliação Limpeza Recarga (Com máquina e matérias-primas de qualidade) Testes na impressora Embalagem Envio ao cliente Com este processo o cartucho passa a funcionar com a mesma qualidade e duração (às vezes maior) que um original. Os cartuchos remanufaturados não danificam sua impressora, pois não sofrem nenhum tipo de transformação física. Caso utilize nossos cartuchos e o mesmo danifique sua impressora nós cobrimos qualquer custo (isso é uma prova de que não danificam nem vazam).

 

   QUAL A DIFERENÇA ENTRE RECARGA E REMANUFATURA?

Os cartuchos "recarregados" (A Print Way não oferece esse serviço) passam por um processo muito mais simples do que os remanufaturados. Eles apenas têm a inserção de tinta em seu interior, normalmente realizado por métodos arcaicos com o uso de seringas. Isso torna esses cartuchos com alto índice de vazamentos nas impressoras, isso porque não são pressurizados internamente e em muitas vezes não têm controle da quantidade de tinta inserida. Em muitos casos eles nem passam por testes em impressoras antes de ser enviado ao cliente. Cuidado com preços muito baixos, muitas vezes essa pode ser a causa! Já os cartuchos "Remanufaturados" foram explicados no item "Qual o processo da remanufatura?" e têm qualidade superior, uma vez que o processo é profissional e realizado com procedimentos e testes.

 

   A LUZ DA IMPRESSORA FICA PISCANDO E NÃO PUXA PAPEL

O cartucho está com o circuito queimado e não pode mais ser recuperado. Em impressoras HP série 600 na maioria dos casos o defeito se encontra no cartucho colorido. Troque o cartucho (pode ser por um vazio) e verifique se parou de piscar. Outro problema pode ser a falta de papel na bandeja de alimentação, coloque o papel e pressione o botão da luz que está piscando.

 

   O CARTUCHO ESTÁ NA IMPRESSORA, MAS NÃO SE MOVE QUANDO FECHO A TAMPA DA IMPRESSORA

O cartucho está queimado e não pode mais ser recuperado ou está com sujeira no circuito de impressão. Remova os cartuchos e passe um pano macio no circuito dos cartuchos sem tocar com os dedos na parte elétrica, depois o coloque na impressora e fecha a tampa, se não funcionar, descarte-o. Na maioria dos casos em impressoras HP série 600 é o cartucho colorido.

 

   MEU CARTUCHO ESTÁ IMPRIMINDO CORES ERRADAS

O cartucho (colorido) está com mistura de tinta na cabeça de impressão. Os fatores que ocasionam este tipo de problema podem ser variados, desde a embalagem até a placa da cabeça de impressão solta, sendo que este segundo problema não terá solução. Faça um ciclo de limpeza através do programa da impressora ou imprima uma página inteira com cada cor pura "cyan", "magenta" e "amarelo". Se o problema mesmo assim persistir, entre em contato conosco para uma melhor avaliação técnica.

 

   COMO VER OS NÍVEIS DE TINTA NOS CARTUCHOS HP SÉRIE 600?

Nessa série é possível ver apenas os níveis de tinta dos cartuchos pretos. Os coloridos não são transparentes. Em modelos mais recentes, os níveis de tinta são estimados através de software e podem ser vistos na tela.

 

   MEU CARTUCHO FUNCIONA MESMO QUEIMADO?

Sim. Na maioria dos casos as impressoras continuam funcionando mesmo com a queima do circuito elétrico do cartucho. Quando ocorre a queima é interrompida parte da corrente elétrica da impressora para o cartucho, mas não totalmente e em muitos casos continua funcionando, mas com falhas visíveis na impressão. As falhas normalmente se repetem horizontalmente intercalando-se entre faixas mais claras e mais escuras sempre se repetindo por igual. São poucos os casos de cartuchos queimados que não funcionam na impressora (normalmente a luz pisca intermitente).

 

   COMO EVITAR A QUEIMA DO CIRCUITO ELÉTRICO?

O circuito é projetado para queimar após certo uso. Por isso torna praticamente impossível torná-lo eterno. Mas com alguns cuidados básicos você pode prorrogar o tempo de vida útil do cartucho: Nunca toque com o dedo na parte metálica ou na cabeça de impressão (energia estática). Nos coloridos, após o término de uma cor, tire-o imediatamente da impressora para remanufatura. Não o deixe cair. Ligue sua impressora em um estabilizador de voltagem. Sempre desligue a impressora antes de desligar o estabilizador.

 

   APÓS TERMINAR A TINTA, QUANTO TEMPO PODE MANTER MEU CARTUCHO VAZIO?

Mantenha o menor tempo possível, envie-o para remanufatura imediatamente, pois quanto maior o tempo parado menor será o índice de recuperação do cartucho.

 

   QUAL É A QUANTIDADE DE TINTA NO CARTUCHO REMANUFATURADO?

A mesma quantidade que o original, em alguns casos superiores.

 

   QUAL O NÚMERO DE CÓPIAS DE UM CARTUCHO REMANUFATURADO?

O número de cópias depende muito do que será impresso. Nos cartuchos originais, os fabricantes especificam o número de cópias de acordo com um percentual de %5 de impressão em cada folha, ou seja, em muitas vezes especificam que o cartucho imprime até 300 cópias (a jato de tinta) em média. Ao imprimir gráficos ou fotos esse número cai drasticamente.

 

   QUAL O ÍNDICE DE DEFEITO?

Os cartuchos da Print Way possuemum índice baixo de defeitos e sempre monitorados. Isso ocorre pelo uso de equipamentos de última geração e pelo teste individual de cada cartucho. Já os cartuchos originais são testados pelos respectivos fabricantes em lotes e por isso podem apresentar um índice de defeitos um pouco maior que 5%.

 

   O CARTUCHO PODE VAZAR?

Infelizmente ainda hoje existem muitas empresas que carregam os cartuchos manualmente ou com equipamentos ultrapassados. Nesses casos os cartuchos não passam por uma pressurização correta e podem vazar em sua impressora. A Print Way usa máquinas modernas para remanufatura de seus cartuchos e como prova disso ainda oferece garantia contra vazamentos em seu cartucho e impressora. Mesmo que ocorram vazamentos, as impressoras são preparadas para isso pelos fabricantes.

 

   O CARTUCHO ESTOURA?

Já tivemos vários clientes dizendo que algumas assistências técnicas disseram-lhe que cartuchos remanufaturados "estouram"! Isso não existe, afinal não usamos pólvora! O cartucho não tem nenhuma pressão suficiente para que ele estoure. Infelizmente muitas assistências técnicas com medo de perder seus clientes de cartuchos originais ou por má informação acabam passando isso para os clientes. Damos total garantia que isso não ocorre. Desconfie de assistências que dizem isso.

 

   MINHA IMPRESSORA PERDE A GARANTIA SE USAR CARTUCHOS REMANUFATURADOS?

Não. Está no código do consumidor, o cliente não é obrigado a usar um produto fabricado pela empresa que o fornece ou ser induzido a uma compra casada. Isso é monopólio, as empresas de impressoras passam essa informação para o cliente, pois tentam pressioná-los a comprar cartuchos originais, pois elas não lucram com a venda de impressoras e sim com cartuchos originais. A garantia em alguns casos não é ofericidas pelas empresas fabricantes das impressoras quando o cartucho remanufaturado danificá-la e não pelo simples fato de ser introduzidos na impressora. Mesmo que isso ocorra e sua impressora esteja na garantia, nós cobrimos esse custo e simplesmente a garantia que não foi dada pela empresa fabricante será transferida para nossa empresa. Resumindo você não precisa se preocupar com a garantia da impressora, pois nós a fornecemos em substituição da fabricante.

 

   REMANUFATUREI MEU CARTUCHO, MAS O NÍVEL DE TINTA NA TELA CONTINUA BAIXO

Não se preocupe o cartucho está cheio. Isso acontece porque o nível de tinta exibido na tela do computador é apenas uma simulação do número de cópias impressas. Por exemplo, o software da impressora registra para quando tiver sido impressas 300 páginas o nível de tinta terminar na tela, então, a cada página impressa, seja ela um pontinho ou uma foto o nível de tinta diminui na mesma proporção na tela. Isso significa que é um nível médio e não é feita nenhuma verificação de nível de tinta dentro do cartucho. Por isso, mesmo quando o nível na tela está baixo, pode continuar imprimindo sem problemas até que a impressão comece a falhas. A falha é a melhor indicação que seu cartucho está terminando. Em cartuchos Lexmark ao substituí-lo por outro original ou remanufaturado, você deve indicar no software da impressora que o mesmo é um novo cartucho instalado, caso contrário esse nível na tela não será restaurado para cheio e continuará na mesma medida que estava antes de você trocar o cartucho. Os novos cartuchos, principalmente HP, estão vindos com uma identificação própria, ou seja, um número de identidade individual. A impressora reconhece esse cartucho e mesmo que ele seja retirado da impressora para remanufatura e esteja cheio de tinta, ao colocá-lo novamente na impressora o mesmo nível anterior seja exibido na tela, esse nível só será restabelecido como cheio caso você coloque outro cartucho (mesmo vazio que nunca tenha sido usado nesta impressora). A memória das impressoras para cada cartucho normalmente é de dois cartuchos pretos e dois coloridos, ou seja, só ficam armazenados na memória os dois últimos pretos e coloridos usados nesta impressora. Caso você queira apagar essas memórias para que o nível volte a indicar como cheio, precisará de dois pretos e dois coloridos extras, coloquem-os na impressora e aguarde um tempo, depois volte os seus cartuchos normalmente que o nível na tela será restaurado para cheio.

 

   NOVAS TECNOLOGIAS BLOQUEIAM O USO DE CARTUCHOS REMANUFATURADOS?

Em algumas marcas de impressoras sim. Alguns jato de tinta, principalmente Canon estão vindo com uma trava que não permite usar os cartuchos após o término da tinta. Recomendamos a compra de impressoras HP, pois são as que menos bloqueiam a remanufatura dos seus cartuchos. Lexmark também está entre a HP e Canon, mesmo que não bloqueiam o uso dos cartuchos remanufaturados elas dificultam.

 

   MINHA IMPRESSORA COMEÇOU A FAZER BARULHO E A TRAVAR APÓS TROCAR MEU CARTUCHO

Isso ocorre em poucos casos, mas devido à falta de limpeza da impressora. Nas impressoras com tecnologia a jato de tinta, com o tempo o vapor das tintas vai se acumulando em seus mecanismos, o que provoca este tipo de problema. Antes de trocar o cartucho ele está vazio ou com pouco tinta, por isso tem um peso menor ao se movimentar lateralmente pela barra guia da impressora, após a troca o novo cartucho está cheio e consequentemente mais pesado que o anterior, isso causa uma lentidão no movimento devido ao peso do cartucho e com sujeira na barra guia da impressora o mesmo poderá ter dificuldades para movimentar-se, o que causa o barulho e o travamento da impressora. Para resolver esse problema basta fazer uma limpeza preventiva na impressora.

 

   SOU OBRIGADO A DEVOLVER MEU CARTUCHO VAZIO ORIGINAL NA COMPRA DE UM NOVO?

Jamais. Algumas fabricantes de cartuchos procuram dificultar a remanufatura dos cartuchos com este procedimento. Isso é um abuso contra seus direito, denuncie ao PROCON.

 

   CUIDADOS COM OS CARTUCHOS DE IMPRESSORAS LASER (TONER)

Os cartuchos de toner possuemum cilindro fotocondutor que é sensível á luz. Quando não estiver na impressora, armazene-o dentro do saco preto e da embalagem.

 

   MINHA IMPRESSORA ESTÁ VAZANDO TINTA

Normalmente, por falta de conhecimento técnico, muitos acreditam que o cartucho vazou na impressora. As impressoras jato de tinta possuem um reservatório que por sua vez possui uma esponja para reter tinta. De tempo em tempo a impressora move os cartuchos até essa esponja para ejetar tinta, mesmo que a impressora não esteja em uso, com isso evita que os orifícios da cabeça de impressão dos cartuchos sequem. Quando essas esponjas estão saturadas, a tinta começa a vazar por baixo da impressora. Para evitar esse tipo de problema aconselhamos que nos envie para uma limpeza preventiva a cada seis meses (dependendo do uso esse tempo pode ser maior ou menor). Nunca vire a impressora caso contrário a tinta pode vazar desse reservatório.

 

   O QUE É LIMPEZA PREVENTIVA NA IMPRESSORA?

A limpeza preventiva evita muitos problemas. A impressora é totalmente desmontada, limpa e lubrificada. A esponja que retém tinta (ver item anterior) é trocada por uma nova. Isso prolonga a vida útil de sua impressora e permite realizar trabalhos com a certeza de que você não ficará na mão.